terça-feira, 10 de novembro de 2015

Brucelose

A Brucelose é uma zoonose!!

Ela é produzida por diversas espécies do gênero Brucella, sendo que a causadora da brucelose em bovinos é a Brucella abortus.O animal contaminado libera a bactéria no leite e em descargas uterinas e fetos, podendo contaminar as pastagens e as aguadas, e desta forma oferece como principal forma
de contaminação a via oral. A inseminação artificial com sêmen contaminado também pode ser
uma forma de contaminação das fêmeas.

 Os sinais clínicos clássicos observados nos animais infectados estão relacionados a problemas reprodutivos, como: aborto no terço final da gestação, natimortos, nascimentos de bezerros fracos e corrimentos vaginais. É comum haver retenção de placenta e infertilidade temporária ou permanente. Nos machos, pode causar orquite(inflamação do testículo), levando à infertilidade no animal devido à diminuição da qualidade espermática. Podem ser observadas lesões nas glândulas mamárias e lesões articulares (bursite e artrite).

O controle pode ser feito através da vacinação das fêmeas em dose única, com três a oito meses de idade. Este controle é importante tanto do ponto de vista econômico, pela redução das perdas de animais durante o período de gestação, como também quanto ao aspecto de saúde pública, uma vez que esta doença pode ser transmitida ao homem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário