terça-feira, 10 de novembro de 2015

Dermatofitose

A Dermatofitose é a principal infecção causada por fungos em bovinos. Esta micose é considerada uma doença de rebanho. A doença ataca principalmente bezerros abaixo de um ano de vida acomodados em estabulos.Instalações úmidas e escuras constituem um ambiente favorável para o
crescimento do fungo. Por isso, os animais confinados têm uma maior predisposição a contrair, e disseminar a doença. Os esporos estão presentes em todo o pêlo do animal, nas ferramentas utilizadas no manejo, paredes da instalação, cercas, ou seja, em todos os lugares!
 A principal fonte de contaminação é o animal infectado, mas os insetos e a cama dos animais também disseminam a doença. O fato dos animais lamberem a si próprios e lamberem também outros animais, auxilia na disseminação. As áreas mais afetadas são ao redor dos olhos, na fronte, orelhas, no pescoço, região lombar e cauda. Na maioria das vezes, a lesão se caracteriza por áreas ovaladas de alopecia, com presença de crostas, podendo também ser encontradas pápulas, nódulos e úlceras.
 O tratamento consiste na aplicação tópica de pomada à base de Tiabendazole (5 à 10%). Uma alternativa mais prática é borrifar os animais afetados com uma solução de Água Sanitária a 10% (o produto adquirido como Água Sanitária deve ser diluído em água, no intuito de se obter uma concentração de 10%). As lesões devem ser tratadas até a recuperação do quadro.
Para controlar esta micose nos rebanhos afetados, deve-se minimizar a densidade animal por lote, enfatizar a limpeza das instalações, a drenagem dos malhadouros e a sanidade dos animais (procurando dar maior atenção aos animais mais debilitados de cada lote)

Fonte: Cutsem, J. V. et al., Mycoses in Domestic Animals, Saunders: Janssen Research Foundation, 1991. Cap.3, p.47-54.

A dermatofitose é uma zoonose!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário