terça-feira, 3 de novembro de 2015

Mastite Bovina

É uma infecção nas mamárias dos bovinos, essa infecção é causada microrganismos que atacam as fêmeas, geralmente a transmissão é ocasionada por mal uso de máquinas de ordenha ou até mesmo falta de higiene do profissional da área. Existem dois tipos de mastite, a primeira e mais comum é a mastite clínica e a outra é a mastite subclínica.
-Quais os sintomas da Mastite Bovina?

Febre, diminuição da produção leiteira, vermelhidão das mamárias e apatia do animal. Para detectar a mastite clínica é muito simples, basta colocar uma caneca e aperta uma “teta” da vaca e caso tenha pus no leite é mastite. Agora para o caso subclínico você deve observar os outros sintomas e fazer o teste de células somáticas.
-O que causa a Mastite Bovina?

Fato de um bezerro mamar em uma vaca e tentar “roubar” o leite de outra vaca, nessa prática, o filhote pode passar o microrganismo pela boca, causando o contágio. Mas a principal causa é a falta da higiene, se o profissional não limpar os equipamentos utilizados na ordenha, pode ser que ele transfira a doença de um bovino para outro e em pouco tempo espalhar a doença por toda a propriedade.
-Como evitar a Mastite Bovina?

A melhor forma de evitar a mastite bovina é a higienização de todos os materiais da ordenha, é muito difícil fazer a limpeza de vaca por vaca, então é necessário que o ordenhador faça uma limpeza completa antes e depois da ordenha.
Outra prática interessante para evitar essa doença é não deixar que a vaca se deite logo após a ordenha, isso porque as mamárias do animal ficam mais suscetíveis ao contágio nesse período.
É importante que o pecuarista faça um tratamento após a fase de lactação, sendo esse tratamento um dos grandes eliminadores dos casos de mastite. Essa prevenção pode parecer um pouco cara, porém, estudos dizem que fica mais em conta prevenir a mastite do que trata-la.
-Como tratar a Mastite Bovina?

Pode ser o mais diversificado, desde antibióticos até injeções que penetram a mamária da vaca.





fontes: http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/Agencia8AG01/arvoreAG01_202_21720039247.html
http://www.agroline.com.br/blog/saiba-mais-sobre-a-mastite-bovina-e-como-trata-la/

Nenhum comentário:

Postar um comentário