terça-feira, 3 de novembro de 2015

Diarreia Neotanal

Doenças como a diarréia neonatal bovina são comuns em rebanhos mal manejados e podendo então causar prejuízos. A diarréia neonatal dos bezerros pode ter origem alimentar ou infecciosa causada pelos seguintes agentes: Escherichia coli, Rotavírus, Coronavírus, Vírus da Diarréia Bovina (BVD), Vírus da Rinotraqueíte Infecciosa Bovina (IBR), Salmonella, Clostridium perfringens, Cryptosporidium, Eimeria e Strongyloides papillosus. Porém os microorganismos de maior incidência no primeiro mês de vida são Escherichia coli, Clostridium perfringens, Rotavírus e Coronavírus. Os bezerros realmente ficam contaminados pela via oral, a partir de material fecal contaminado. As fezes contaminadas podem ser de outros bezerros que estão doentes ou de animais adultos apenas portadores.
O bezerro nasce sem anticorpos protetores e o sistema imunitário do animal ainda não está completamente desenvolvido, dificultando a realização de um tratamento específico a tempo de curar o animal.
PAara identificar se o animal esta contaminado, aqui estão os sintomas:
-perda de apetite;

-amolecimento das fezes (pastosas a líquidas);

-fraqueza;

- dificuldade para mamar e desidratação.


As diarréias apresentam certas peculiaridades de acordo com o antígeno em questão, o que ajuda alguns clínicos com experiência de campo uma melhor triagem na identificação do agente causador, mesmo em casos de infecções mistas.



Uma medida para evitar que isso aconteça seria a vacinação das fêmeas no final da gestação contra as diarréias neonatais, para imunizar os bezerros recém-nascidos via colostro. (Os anticorpos produzidos pela mãe não passam para o feto durante a gestação, o colostro é a única fonte de anticorpos do bezerro ao nascer). É muito importante também a realização de um bom manejo para reduzir todas as fontes de contaminação da propriedade.

fontes: http://www.lume.ufrgs.br.br/handle/10183/22919
www.beefpoint.com.br

2 comentários: